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Professor Auxiliar da Escola Federal de Engenharia de Itajubá.
M. Sc., D. Eng., Professor Titular da Escola Federal de Engenharia de Itajubá.
Professor Adjunto da Escola Federal de Engenharia de Itajubá.
M. Sc., Professor Livre-Docente da Escola Federal de Engenharia de Itajubá.
Neste livro, os autores sintetizaram em uma só obra diversos assuntos que, se mais explorados, dariam origem a volumes específicos, tais como: materiais, comportamento mecânico dos cabos, vibrações, estruturas e fundações.
Todos os tópicos citados, imprescindíveis a um projeto mecânico de linhas de transmissão, foram abordados e discorridos, fazendo deste livro um verdadeiro compêndio a técnicos e engenheiros que se dedicam a essa área da engenharia.
PRINCIPAIS SÍMBOLOS EMPREGADOS
CAPÍTULO 1 - Introdução à transmissão de energia elétrica por linhas aéreas de transmissão
1.1. GENERALIDADES
1.2. TENSÕES DE TRANSMISSÃO - PADRONIZAÇÃO
1.3. FORMAS ALTERNATIVAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
1.3.1. Transmissão em corrente contínua em AT e TEE
1.3.2. Transmissão polifásica de ordem superior
1.4. COMPONENTES DAS LINHAS ÁREAS DE TRANSMISSÃO
1.4.1. Condutores
1.4.2. Isoladores e ferragens
1.4.3. Estruturas da linhas
1.5. BIBLIOGRAFIA
CAPÍTULO 2 - Elementos básicos para os projetos das linhas aéreas de transmissão
2.1. CONSIDERAÇÕES GERAIS
2.2. CONSIDERAÇÕES SOBRE A SEGURANÇA DAS LINHAS
2.3. DETERMINAÇÃO DOS ELEMENTOS SOLICITANTES
2.3.1. Determinação das temperaturas necessárias aos projetos
2.3.2. Determinação das velocidades dos ventos de projeto
2.3.3. Determinação da pressão do vento
2.4. FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES DE CÁLCULO
2.5. FATORES QUE AFETAM AS FLEXAS MÁXIMAS DOS CABOS
2.5.1. Temperatura máxima
2.5.2. Características elásticas dos cabos
2.5.3. A fluência metalúrgica
2.5.4. Cálculo dos alongamentos permanentes
2.5.5. Acréscimo de temperatura equivalente a um alongamento permanente
2.5.6. Características térmicas e elásticas dos cabos
2.6. BIBLIOGRAFIA
CAPÍTULO 3 - Estudo do comportamento mecânico dos condutores
3.1. INTRODUÇÃO
3.2. COMPORTAMENTO DOS CABOS SUSPENSOS - VÃOS ISOLADOS
3.2.1. Suportes a mesma altura
3.2.2. Suportes a diferentes alturas
3.3. VÃOS CONTÍNUOS
3.4. EFEITO DAS MUDANÇAS DE DIREÇÃO
3.5. INFLUÊNCIA DE AGENTES EXTERNOS
3.5.1. Efeito do vento sobre os condutores
3.5.2. Efeito da variação da temperatura
3.5.3. Influência da variação simultânea da temperatura e da carga de vento - vão isolado
3.5.4. Influência da variação das temperaturas e da carga de vento sobre estruturas em ângulo
3.5.5. Efeito da variação da temperatura sobre vãos isolados desiguais
3.5.6. Vãos contínuos - vão regulador
3.5.7. Efeito das sobrecargas de vento sobre vãos desiguais
3.6. BIBLIOGRAFIA
CAPÍTULO 4 - Roteiro dos projetos mecânicos dos condutores
4.1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
4.2. ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO DOS SUPORTES
4.2.1. Trabalhos topográficos
4.2.2. Fatores que influenciam o projeto
4.3. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DOS CABOS
4.3.1. Elementos básicos
4.4. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
4.4.1. Enunciado específico
4.4.2. Determinação da velocidade de vento do projeto e forças resultantes da ação do vento
4.4.3. Dimensões básicas das estruturas
4.4.4. Escolha do vão básico para cálculos
4.4.5. Hipóteses de cálculo e condição regente de projeto
4.4.6. Confecção do gabarito
4.4.7. Tabelas ou curvas de flechamento dos cabos condutores .
4.4.8. Tabelas de flechamento dos cabos pára-raios
4.5. BIBLIOGRAFIA
CAPÍTULO 5 - Estruturas para linhas de transmissão
5.1. INTRODUÇÃO
5.1.1. Classificação
5.1.2. Materiais estruturais
5.2. ESTRUTURAS TRELIÇADAS EM AÇO GALVANIZADO
5.2.1. Elementos
5.2.2. Normas e recomendações
5.3. PROJETO
5.3.1. Dados preliminares
5.3.2. Hipóteses de cálculo
5.3.3. Cálculo dos esforços
5.3.4. Diagramas de carregamento
5.3.5. Diagramas de utilização
5.3.6. Roteiro para o projeto da estrutura metálica
5.4. BIBLIOGRAFIA
CAPÍTULO 6 - Vibrações e tensões dinâmicas nos cabos
6.1. INTRODUÇÃO
6.1.1. Comentários iniciais
6.1.2. Dimensões e causas das vibrações
6.1.3. Efeitos das vibrações
6.2. ESTUDO GENERALIZADO DAS OSCILAÇÕES EM LINHAS DE TRANSMISSÃO COMO VIBRAÇÕES AUTO-EXCITADAS
6.2.1. Introdução ao problema
6.3. ESTUDO DO FENÔMENO DAS VIBRAÇÕES POR VÓRTICES
6.3.1. Descrição matemática
6.3.2. Origem hidrodinâmica das vibrações eólicas
6.3.3. Desenvolvimento da vibração eólica em um vão de linha de transmissão
6.4. AUTO-AMORTECIMENTO EM CONDUTORES
6.5. INTENSIDADE DE VIBRAÇÃO
6.6. CRITÉRIOS DE VIBRAÇÃO PERIGOSA
6.7. TENSÃO MECÂNICA E DIPOSITIVOS PARA FIXAÇÃO DOS CONDUTORES
6.8. AMORTECEDORES DE VIBRAÇÕES
6.8.1. Introdução
6.8.2. Tipos de amortecedores
6.9. RESUMO PRÁTICO DE VIBRAÇÕES
6.9.1. Introdução
6.9.2. Posição do amortecedor no vão
6.9.3. Modelo matemático de um amortecedor stockbridge
6.9.4. Amortecedor tipo festão
6.10. PROTEÇÃO AO LONGO DE VÃOS DE TRAVESSIAS
6.11. VIBRAÇÕES EM SUBVÃOS
6.12. RELAÇÃO ENTRE NÍVEL DE VIBRAÇÃO E DEFORMAÇÕES
6.13. ESTUDOS SOBGRE VIBRAÇÕES NAS LINHAS DE TRANSMISSÃO NO BRASIL
6.14. BIBLIOGRAFIA
CAPÍTULO 7 - Fundações
7.1. INTRODUÇÃO
7.2. ESFORÇOS NAS FUNDAÇÕES
7.2.1. Compressão
7.2.2. Tração
7.2.3. Flexão
7.2.4. Torção
7.2.5. Cisalhamento
7.2.6. Empuxo
7.3. NOÇÕES DE GEOLOGIA
7.3.1. Tipos de terrenos e fundações
7.3.2. Sondagem
7.4. MATERIAIS USADOS EM FUNDAÇÕES
7.4.1. Madeira
7.4.2. Aterro
7.4.3. Aço
7.4.4. Concreto
7.5. TIPOS ESTRUTURAIS DE FUNDAÇÃO
7.5.1. Fundações simples
7.5.2. Fundações fracionadas
7.5.3. Fundações de estaiamento
7.5.4. Fundações especiais
7.6. TIPOS CONSTRUTIVOS DE FUNDAÇÕES
7.6.1. Plantio de postes
7.6.2. Fundações em grelhas
7.6.3. Fundações em tubulão
7.6.4. Fundações em sapatas de concreto
7.6.5. Fundações estaqueadas
7.6.6. Ancoragem em rocha
7.7. EXECUÇÃO
7.7.1. Locação
7.7.2. Preparação de terreno
7.7.3. Execução
7.7.4. Recomposição do terreno
7.8. MÉTODOS DE CÁLCULO
7.8.1. Método suiço
7.8.2. Fundações tradicionadas
7.8.3. Grelhas
7.8.4. Tubulão
7.8.5. Stub e cleats
7.9. BIBLIOGRAFIA
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